A Astrofísica e o ExoLab na CIENTEC 2015 da UFRN. Foi PUNK!





  No período de  21 a 23 de Outubro na UFRN aconteceu a XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.  O Grupo de Astrofísica Estrutura e Evolução Estelar (GE3) do Departamento de Física da UFRN esteve  na CIENTEC,  que teve como tema este ano "Luz: despertando olhares, acendendo ideias",  em função da  proclamação pela UNESCO de 2015  como o Ano Internacional da Luz.

 Dentre as atividades programadas  para a CIENTEC,  o  estande  ExoLAB do GE3  mostrou nos dias 20, 21 e 22 a experiências de detecção de Exoplanetas em tempo real, assim como  expôs o  Telescópio  de 35cm de espelho do projeto de extensão Telescópio na Escola (TnE). Este telescópio será instalado na UFRN no Micro Observatório Astronômico em 2016.


No dia 21/10/15 as 10h  no Auditório da Reitoria houve a palestra "LUZ CÓSMICA E A BUSCA POR UMA RESPOSTA A PERGUNTA: ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO?". Nesta palestra grande-publico o professor José-Dias do Nascimento Jr. apresentará as novidades do programa Origins do CfA da Universidade de Harvard e discutirá sobre o andamento da construção dos Satélites de busca por planetas PLATO da Agencia Espacial Europeia e TESS  da NASA e Universidade de Harvard.
Alunos concentrados no experimento (Foto Cicéro AGECOM)

 

Foram em torno de 60 a 100 pessoas/hora no estende do ExoLab do Grupo de Estrutura & Evolução Estelar  da Física (Ge3) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais de 120 pessoas na palestra no auditório da reitoria da quarta feira 22 de Outubro. Falamos para 3 emissoras de televisão, rádio e agências de imprensa. Porém o maior feito foi resumido aí pelo pequeno cientista Pedro Maia de 10 anos no primeiro link abaixo. Ele descreve o que aprendeu sobre exoplanetas e Astronomia e Astrofísica. Pedrinho ficou mais de uma hora lá escutando e perguntando e isso aconteceu algumas vezes.




  Este conjunto de  imagens dá uma pequena ideia (pequena mesmo). Sem duvida a CIENTEC  é uma iniciativa importante de retorno para a comunidade. Grande agradecimento aos meus alunos que estão de parabéns pelo compromisso e dedicação,  assim como ao Departamento de Física e ao PET da







Física, além  do Centro de Ciências Exatas e da Terra, Coordenadora e equipe de Apoio da CIENTEC 2015  e Pró-Reitora de Extensão. Thanks!!!





Links desta semana 

 http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/rntv-1edicao/videos/t/edicoes/v/apos-tres-dias-de-feira-chega-ao-fim-a-cientec-2015/4561610/

 https://www.youtube.com/watch?v=J5PRLx3sSdM&feature=youtu.be

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN