Yes!!! Telescopio Espacial PLATO da ESA Selecionado!



 A EUROPA com o Satélite caçador de Planetas PLATO volta ao espaço. O no BRASIL  a UFRN é parte integrante desta missão !!!

Ontem após uma reunião do comité de programas da ESA (European Space Agency) foi anunciado  em definitivo um importante marco para a busca de exoplanetas. A  ESA através de sua mensagem  asseguram a continuação do plano ‘Cosmic Vision’ nas próximas duas décadas. Após uma fase de definição e estudos de três anos após a pré-seleção da missão em 2014, o PLATO agora é definitivamente apto para implementação (vejam nossa bandeira lá).



O satélite PLATO irá estudar Trânsitos planetários e oscilações nas estrelas como descrito já em  Fevereiro de 2014. Na reunião de ontem a decisão garante  que o satélite passa agora para o plano de construção. Nos próximos meses, a indústria será convidada para reuniões e discussões da construção, bem como da plataforma espacial.

Após o seu lançamento em 2026, o PLATO irá monitorar milhares de estrelas brilhantes em uma grande área do céu, procurando variações minúsculos do brilho e regulares causados pela passagem de planetas na frente das estrelas.

A missão terá uma ênfase especial na descoberta e caracterização de planetas  chamados de Super Terras e que orbitam  na zona habitável, isto é,  uma distância da estrela onde a água superficial existe na forma líquida.  O PLATO também investigará a atividade sísmica de algumas estrelas hospedeiras de planetas, e determinará suas massas, tamanhos e idades, ajudando a entender todo o sistema exoplanetário.  Recentemente o pós-doutorando Hugo Coelho aterrissou em Terras potiguares, no DFTE da UFRN proveniente da Universidade de Birmighan, (UK) onde fez o doutorado completo exatamente nesta linha que relaciona exoplanets - espectroscopia  - sismologia. O Dr. Hugo Coelho será um importante reforço para nosso grupo.

O Telescópio espacial PLATO operará a partir do ponto virtual "L2" no espaço a uma distância de 1,5 milhões  de km acima da Terra. O Nosso grupo de Astrofísica,  que estuda exoplanets  Estrutura & Evolução Estelar (G3) é oficialmente parte da missão.  Os professores   José-Dias do Nascimento Jr, Jefferson Soares  e Matthieu Castro (UFRN) juntamente com  Professores da USP e da U. Do Makenzie  fazem parte do board brasileiro do instrumento. 

 Para maiores Informações acessar o site do 







--> -->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN